23 de março de 2022

Dia da Árvore e da Poesia!

 A BE pediu aos professores de várias disciplinas do 2º ciclo para festejarem este dia com atividades ao ar livre relacionadas com a sua área. E assim, cresceu uma verdadeira floresta carregada de poesia!




A BE pediu, a professora Isabel Costa concretizou! A porta da BE ficou linda!




8ºA e o professor José Valente de Educação Musical. Cantaram e encantaram!




A professora Alda e o 5ºD! Afinadíssimos e muito divertidos!





A professora Esperança e o 5ºA! Que bela coreografia com arcos e que bela homenagem à árvore!





As colegas de EV e as suas turmas! Que árvores lindas!




Desenhos a carvão pelos alunos da professora Elsa.


Este foi o texto que a professora pediu para acompanhar estas árvores que cresceram no papel e criaram poesia!

"Certo dia, por volta do ano 1996, um senhor de nome Arménio, lançava à terra, na sua pequena quinta, diversas sementes e plantava com mãozinhas de seda, algumas plantas. Na sua rotina diária, passou a ser obrigatória uma visita atenta e deleitada por todos os cantinhos do seu terreno. Cuidava, regava, mimava e conversava com todos os pontinhos verdes que a sua vista alcançava e que os seus pés percorriam.

Assim, se tornaram companheiros inseparáveis e o tempo foi passando. Vieram algumas primaveras e à volta da sua casa, agora formara-se um véu de sombra, aromas, frescura e cor. As árvores de fruto entraram na fase adulta e faziam as delícias do olhar de quem passava. De coração cheio, o casal do número 3 da Rua Albano Ferreira, colhia orgulhoso os frutos do seu trabalho com que presenteava a família e vizinhos.
E assim, a vida foi acontecendo... O casal foi envelhecendo, as forças foram faltando mas as árvores, um pouco menos idosas, continuaram a cumprir a sua missão. 
Agora, quase cinco décadas volvidas, Alzira e Arménio que outrora se refrescaram à sombra das suas amigas, hoje, aquecem-se com a lenha de poda que entretanto elas, as árvores, também cansadas de viver, lhe vão dando. 
Assim se vai mantendo aquela longa relação, uma relação de calor e luz.
No ano 2022, no dia da árvore, nas turmas do 5E e 5C, um pouco dessa história passou pelas mãos dos pequenos alunos que logo logo, fizeram brotar lindas árvores na sua folha de papel cavalinho. De mão para mão, pedacinhos daquelas árvores de fruto, continuam a fazer história, mesmo depois de se terem transformado em brasas numa fogueira de uma casa, a 60 quilómetros destes alunos da EB Anes de Cernache.
Obrigada, meus queridos pais."
Elsa Soares



Obrigada, Unidade, por terem embelezado o nosso espaço! Estarão sempre no nosso 💓!